Central do Seller

TUDO SOBRE

Nota de Devolução no Mercado Livre

Muitos sellers não estão conseguindo fazer a nota de devolução dentro da plataforma do Mercado Livre. Isso está acontecendo não só com notas geradas fora da plataforma, mas também com envios FULL. Ao entrar em contato com eles, a resposta é para o seller procurar o contador e emitir a nota fiscal pelo ERP que utiliza.

Resolver esse problema é mais fácil do que parece. Sim, é possível emitir a nota fiscal de devolução pelo seu ERP, mesmo que a configuração da série da nota seja diferente. Vamos exemplificar: vamos supor que o ERP que utiliza está configurado com a série 1 e o faturados do Mercado Livre com a série 2. Continuando no exemplo, você fez uma venda pelo FULL do Mercado Livre, a nota fiscal foi emitida automaticamente pelo sistema e, assim, saiu como série 2. Essa venda, por algum motivo, foi devolvida e agora você não consegue gerar a nota de devolução. Mas aí você pergunta: eu preciso mesmo fazer a nota de devolução? Temos um post aqui no blog que explica a importância dessa emissão. Então, se ainda não leu, dá uma olha no nosso post aqui.

Voltando ao exemplo. Como fazer uma nota fiscal de devolução que foi feita na série 2 no meu ERP configurado como série 1? Eu posso fazer isso? Não vou ter problemas com o fisco? Sim, apesar de parecer estranho, você pode fazer isso sem se preocupar em ter problemas com o fisco! O procedimento é fácil, legal e nós vamos explicar aqui, no passo a passo.

1. Procure a sua venda dentro da plataforma do Mercado Livre.

Aqui, para começar o processo, você terá que achar a sua venda na plataforma. Nos três pontinhos (1) que fica do lado direito do pedido, clique em “VER DETALHES DA NF-E”.

2. Baixe o arquivo XML da Nota Fiscal

Dentro da tela dos detalhes da nota fiscal, você vai clicar no botão “BAIXAR XML” para fazer o download do arquivo .XML da nota fiscal para o seu computador.

3. Importe o XML para o seu ERP

Aqui você terá que importar o arquivo que você baixou para o seu ERP. Se você usa o Bling, você deve ir no VENDAS -> NOTAS FISCAIS DE SAÍDA -> IMPORTAR XML NF-e. Caso use o Tiny, o caminho é VENDAS -> NOTAS FISCAIS -> MSIS AÇÕES -> IMPORTAR XML DA NFe.

Feito isso, a nota fiscal importada ficará disponível para você no seu ERP como se tivesse sido emitida pelo próprio ERP. Aí é só fazer a devolução como de costume. Mesmo tendo números de séries diferentes, o ERP irá utilizar o próximo número disponível para gerar a nota de devolução.

E aí, consegui fazer a devolução? Conta pra gente!